Publicado por: pidamazonas | maio 11, 2011

Monitor da EE Indígena São Miguel – SGC: Nazareno Carvalho

1-Escreva seu nome completo e a instituição beneficiada.

R- Sou Nazareno Mendes Carvalho, trabalho na Escola Estadual Indígena São Miguel no município de São Gabriel da Cachoeira – Amazonas

2- Numa escala de zero a dez quanto você avalia o projeto de formação GESAC? Por que?

R- Minha nota é 7,  porque encontros presenciais foram apenas dois, que na minha visão esses encontros eram mais importantes da formação, com mais carga horária justamente onde o aprendiz com acompanhamento dos professores teria exercitado sua aprendizagem fazendo as práticas, tirando as dúvidas.

3- Como foi participa do projeto formação GESAC? ( Descreva sua experiência informando as atividades, dos módulos as facilidades, as dificuldades, sugestões, atendimento da Tutoria, em fim tudo o que você definir como importante sobre a formação completa.)

R- Para mim a participação da formação GESAC foi uma grande novidade mas era um desejo de muito tempo de conhecer o segredo do computador e seus acessórios e por falta de oportunidade não realizava esse sonho. Foi bastante proveitosa daqueles módulos que não eram muitos difíceis e, claro, que dificuldades nunca deixou deparar na minha formação, principalmente às práticas, que exigia no meu ver, acompanhamento presencial do(s) instrutor(es) para dizer “foi muito bom”, “não é necessário fazer isto ou aquilo”, “não, você deixou de fazer isto ou aquilo”. Ainda para dificultar mais , como meu caso, não havia materiais a disposição como cabo coaxial, cabo par trançado, conectores RJ45, modem, switch, roteador específico para este objetivo (práticas), onde e como adquirir. Eu não podia usar as mesmas máquinas do meu laboratório para este objetivo, primeiro porque não tenho essa autorização nem para fazer limpeza interno dos computadores; segundo,  a minha preocupação, era, se sair errado como  ia ficar, a escola que depende muito da internet por causa dos seus trabalhos burocráticos em relação a SEDUC e os usuários que nela pesquisam todo dia; seu eu mexesse nos equipamentos como modem, switch e roteador, quem o configuraria. Foram questões de desafios que precisam ser analisadas para busca de solução. É claro que os professores tutores nunca deixaram de atender quando foram solicitadas, mesmo assim, as dificuldades persistiram, como disse antes, precisa nesses momentos a presença dos instrutores (tutores).

4- Você considera importante a continuidade do projeto de formação GESAC? Por que?

R – O projeto deve continuar sim. Uma  vez que o compromisso do governo foi oferecer gratuitamente a educação a distancia e especialmente promover a inclusão digital social, cultural e econômica para as classes menos favorecidas, como indígenas por exemplo, é oferecer oportunidades. Paralisar o Programa Formação GESAC é a mesma coisa que discriminação dos direitos dos pobres.

5- Você realizou alguma atividade importante na comunidade  depois de saber a informações sobre o programa e o projeto de formação GESAC? Descreva se for positiva a sua resposta. Se for negativa informe o motivo.

R – Segundo o objetivo do Programa Formação GESAC, tenho indicado três pessoas para assumir o papel de multiplicadores, explicando o objetivo do projeto, a oportunidade  que oferecia e a missão que abraçava de difundir esses conhecimentos as outras comunidades. Os meus multiplicadores estão muito atrasados nos módulos e eu não pude realizar nenhuma atividade conjunta com os mesmos, porque os mesmos se dedicam mais nos seus trabalhos da escola, correção de trabalhos dos seus alunos, etc, e por isso mesmo dizendo, fazendo ou não dando culpa do tempo.

6- Qual é a sua mensagem para as demais instituições que NÃO receberam a oportunidade de participar do projeto de formação GESAC/

R – A oportunidade é como água do riacho que molha o seu pé quando passa e quando você retorna já se foi e nunca vai voltar, por isso quando percebe que chega oportunidade boa não perca esta chance.

7- Qual foi a sua percepção sobre o trabalho do (a ) Promotor(a) de Inclusão Digital? PID? Foi importante a existência do(a) PID? Por quê?

R – O que eu quero externar como meu reconhecimento não significa porque quero agradá-la ou merecer admiração da mesma. A promotora, embora estando longe, tem demonstrado espírito de incentivadora, não deixando em nenhum momento de nos ajudar quando foi solicitada. Foi realmente uma guerreira e deu para perceber que o desejo da mesma era que todos concluíssem a formação. A promotora merece admiração e respeito.

8. Faça suas considerações finais:

R – Eu só tenho de agradecer a oportunidade que tive e que represento a escola São Miguel, onde a mesma como instituição pública, através do GESAC, atende e beneficia aos estudantes e qualquer pessoa que nela procura para usufruir de seus benefícios. Agradeço de coração a todos que me acompanharam – e em especial as tutoras que incentivaram em vários momentos que pensei desistir. A todos o meu muito obrigado.


Deixe um comentário

Categorias